Banner congresso
11 vídeos
12 horas

Descrição do curso

60 dias de acesso às palestras completas do I Congresso de Educação Liberal

Categoria: Palestras


Informações gerais

Conteúdo
  • Palestras completas do I Congresso de Educação Liberal;
  • Vídeos;
  • EAD
Objetivo

Conhecer e compreender o I Congresso de Educação Liberal

Público alvo

Confraria de Artes Liberais e Schola Classica

Metodologia

EAD

Certificado

Nossos cursos tem certificado, que é enviado por e-mail e após concluir o curso; você também poderá imprimir no ambiente de ensino o certificado em qualquer momento e baixar no formato PDF.
E as empresas ou instituições, podem verificar em nossa plataforma online de cursos; usando o QRCODE impresso no certificado.

O que você vai aprender

  • Educação só para quem quer - Clístenes Hafner Fernandes Quanto de educação, formação ou adestramento devemos exigir de nossos filhos, de nossos alunos e de nós mesmos? Cada disciplina, cada ciência e cada técnica devem ser estudadas levando em conta fatores dos mais variados e complexos, afinal, «Yo soy yo y mi circunstancia y si no la salvo a ella no me salvo yo»
  • O que é Educação Clássica? - Rafael Falcon Embora muitas coisas possam ser chamadas de “educação clássica”, a expressão evoca em primeiro lugar uma tradição pedagógica que remonta à Grécia Antiga e que teria alcançado pleno desenvolvimento na civilização cristã, quase que se identificando com ela. Definir os traços essenciais dessa tradição, separando-os dos acidentes de época e gosto, é fundamental para discernir quais são os requisitos para que uma metodologia de ensino participe verdadeiramente dela. Estamos falando, portanto, não apenas do que “foi” a educação clássica, mas do que “pode ser” uma educação autenticamente clássica hoje em dia.
  • Educação Personalizada - Rodrigo Lacroix Em um país onde a alta cultura praticamente desapareceu e a educação transformou-se em um nocivo adestramento anti-intelectual por conta de interesses corporativos e ideológicos, a pedagogia da aprendizagem oportuna, calcada na educação da vontade e no desenvolvimento das virtudes, é uma lufada de ar fresco! Como mostra a experiência no Brasil e alhures, este método, também conhecido como Educação Personalizada, poderá trazer uma mudança fundamental no desolador panorama educacional brasileiro.
  • Educação Liberal no Brasil - Augusto Caballero Fleck A história da educação liberal no Brasil é, em grande medida, história do que nunca aconteceu. Mas tem sido essa ausência uma falta? Para respondê-lo, teremos que examinar (i) o que é educação, (ii) o que é a educação liberal e (iii) o que tem sido feito neste país nos últimos cinco séculos.
  • Educação do imaginário e retórica: quando a moral ilumina o discurso - Rodrigo Naimayer dos Santos O ser humano tende a comportar-se em consonância com o aquilo que acredita ser a realidade. Acreditar aqui poderia ser substituído por imaginar. A imaginação acerca de algo que foi comunicado ou experienciado vai existir como um novo componente da personalidade e irá permear mais ou menos a atuação do sujeito na história.
  • Vida e Obra de Hugo de São Vítor - Wilson Chagas Junior Por que a obra do mestre Hugo de São Vítor ainda suscita tanto interesse a todos que buscam um ideal de educação melhor do que aquele que é oferecido hoje? Entenda porque a Escola de São Vítor é um dos modelos pedagógicos mais interessantes e ricos da história ocidental.
  • Um debate sobre o homeschooling - Rafael Fálcon Após as palestras do dia, os professores discutirão a aplicação dos princípios educacionais que foram apresentados. Palestra especial para aqueles que optam por educar seus filhos em casa.
  • A Situação da Educação Liberal no Brasil e um programa de estudos - Augusto Caballero Fleck Os professores Clístenes Hafner Fernandes e Augusto Caballero Fleck, analisarão a situação atual da educação liberal no Brasil e apresentarão o novo programa de educação liberal da Confraria de Artes Liberais.
  • Caminhos para uma educação clássica - Matheus Knispel da Costa Não podemos identificar e percorrer os caminhos que levam a uma educação genuinamente clássica sem termos uma clara noção do que são os “clássicos” e das características de uma educação que se baseia neles. Feitas, portanto, essas considerações, buscaremos primeiramente expor alguns dos meios disponíveis àqueles que desejam obter uma educação clássica; em seguida, sugeriremos soluções para o desafio que tal empreitada oferece aos diferentes perfis do estudante brasileiro.
  • Poesia: início de toda educação Recitação e canto de uma seleta de poesia clássica: versos de Homero, Virgílio e Camões interpretados métrica e musicalmente por Clístenes Hafner Fernandes, Veríssimo Iglesias Anagnostopoulos e Matheus Knispel da Costa.
  • Empreendimentos Culturais - Renan Martins dos Santos Já é bastante notória a falta de meios de comunicação para que a alta cultura chegue “traduzida” até as pessoas comuns, ao povo em geral. Com esta demanda reprimida, iniciou-se um novo projeto, que ainda está na prancheta e será discutido neste III Congresso de Artes Liberais.
Professores


Confraria de Artes Liberais do Instituto Cultural Hugo de São Vitor
www.hugodesaovitor.org.br